Imprimir

Fundadores

Em 1937...

Um grupo de desportistas que na sua maioria trabalhavam na "Sociedade de Produtos Lácteos", adquirida precisamente neste mesmo ano pela NESTLÉ, liderado pelo sempre Amigo António de Abreu Freire, sentados na escadaria do "Cruzeiro" decidiram legalizar a Associação Atlética de Avanca. Era o dia 1 de Julho de 1937. Nesse mesmo ano são elaborados os primeiros estatutos da coletividade e submeteram-nos ao Governo Civil de Aveiro para Aprovação. A 12 de Dezembro de 1939, são Aprovados.

Foram Sócios Fundadores os Senhores: Johann Adolf Beck, António Artur Abreu Freire, Romualdo Diaz Lhano, Sebastião Batista Ferreira Verga, António de Oliveira Neves, José Justiniano Valente Amador, Artur Lopes Almeida, Carlos Alberto da Silva Pereira, Alfredo Dias Oliveira, António Joaquim Cirne, Júlio Jorge Teixeira, José Valente da Costa Malafaia, Carlos Ferreira e Ilídio José Rodrigues Espanha.

 

fundacao2

 
Júlio Jorge Teixeira desenhou o emblema, a bandeira e o equipamento oficial. Este para não ferir qualquer "Avancanense" desenhou com base nos equipamentos dos três principais clubes nacionais, ou seja: Sport Lisboa e Benfica a cor branca; Futebol Clube do Porto a cor azul; Sporting Clube de Portugal as riscas horizontais;

António de Abreu Freire forma e dinamiza uma direção, sendo nomeado como Presidente da primeira Direção o na época diretor da fábrica Nestlé em Avanca, o suíço Sr.Johann Adolf Beck.

equipamento

 

O Primeiro presidente da Associação Atlética de Avanca

1presidente